Assim como outras varejistas, o AliExpress anuncia ofertas no Brasil em novembro, mês da Black Friday. Agora, a empresa pretende ampliar sua atuação no país com o chamado 11.11, que passará a ser realizado nos moldes do que já acontece na China. A marca também anunciou planos de criar um centro de distribuição para o mercado brasileiro.
O 11.11 é um evento comercial chinês parecido com a Black Friday e realizado no dia 11 de novembro. Para marcar a data, o AliExpress informou que seu site terá produtos com até 70% de desconto. A empresa também anunciou que, para marcar as melhorias realizadas para clientes no Brasil e promover a campanha, realizará um evento com shows e ações com famosos.
Em 2019, o AliExpress registrou 1,3 bilhão de pedidos e US$ 38,4 bilhões (R$ 221 bilhões) em compras em todo o mundo durante as 24 horas do 11.11. Segundo a companhia, esse faturamento é equivalente ao registrado em três anos pelo comércio eletrônico brasileiro. Apenas nos primeiros 85 segundos do evento comercial, a loja registra US$ 1 bilhão (R$ 5,7 bilhões) em vendas.
A marca acredita em um crescimento no mercado brasileiro por conta de medidas que vem sendo adotadas para melhorar a experiência dos clientes. Entre elas, estão a adoção de três voos fretados por semana da China para o Brasil, que ajudaram a reduzir o tempo médio de entrega para 30 dias.
A empresa também implementou o AliExpress Direct, que reúne produtos de diferentes lojas do marketplace na mesma entrega e oferece frete grátis em compras acima de US$ 15. Além disso, clientes no Brasil contam com serviço de devolução grátis e reembolso integral, além da opção de pagar em até 6 vezes sem juros.
AliExpress planeja armazém no Brasil
Segundo o Mobile Time, o AliExpress pretende criar um centro de distribuição de produtos no Brasil para armazenar produtos importados. A informação foi revelada pelo country manager da empresa no Brasil, Yan Di. Em coletiva sobre o 11.11, ele informou que a implantação de um armazém da marca no país é algo que “inevitavelmente” irá acontecer.
No entanto, ele afirmou que não pode detalhar quando, nem em qual região do Brasil o AliExpress planeja criar o armazém. A empresa também considera oferecer uma opção para comerciantes brasileiros venderem para o exterior. Segundo Yan Di, o modelo já existe na Turquia e na Rússia, e sua liberação no Brasil já está no cronograma.