A operadora regional Brisanet terminou o ano de 2023 sem cumprir o seu objetivo de clientes em banda larga fixa. Segundo o relatório operacional publicado pela empresa, ela encerrou dezembro com 1,292 milhão de assinantes de banda larga fixa. O alvo era alcançar uma base de 1,3 milhão de clientes no ano passado.
A Brisanet admitiu a queda no ritmo de crescimento, declarando que “o cenário econômico brasileiro, especialmente na região onde operamos, continua desafiador. A inflação e a política de preços adotada pela concorrência continuam pressionando o mercado de telecomunicações”.
Em dezembro, a companhia adicionou 12,5 mil novas residências conectadas à sua rede (HCs). Em agosto, o aumento orgânico foi de 17,2 mil novos clientes; em setembro, de 13,8 mil; e de 12,4 mil em novembro.
A empresa destacou ainda que a velocidade de expansão da banda larga fixa este ano será menor, pois o foco será o crescimento do serviço móvel 4G e 5G, para o qual a empresa planeja ativar a cobertura de seu negócio móvel em mais de 300 cidades ao longo do ano, buscando atingir cerca de 14 milhões de habitantes.
Mas mantém participação de mercado em fibra entre 50 e 70% em Natal, Maceió e João Pessoa, e acima de 20% em Fortaleza.
Agility
A Brisanet informou também que pretende envolver os seus franqueados, que atuam sob a marca Agility, no projeto de crescimento da rede móvel 4G e 5G, mas ainda não definindo o modelo de negócios mais adequado.
A operadora realizou no ano passado uma reorganização em seu sistema de franquia, reduzindo o número de empresas franqueadas, que passaram de 93 para 70, o que resultou também em diminuição na base de clientes da Agility. Eram 214,9 mil em dezembro de 22 e caíram para 185, 8 mil em dezembro do ano passado.