A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta semana o fim das transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TEC (Transferência Especial de Crédito). As operações serão encerradas na próxima segunda-feira (15), às 22 horas.
A decisão foi tomada em função da queda na utilização das duas modalidades. Dados da Febraban mostram que as transações via DOC somaram 18,3 milhões de operações no primeiro semestre de 2023, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.
O DOC ficou bem atrás até mesmo dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), dos boletos (2,09 bilhões), do cartão de débito (8,4 bilhões), do cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, que concentra atualmente 17,6 bilhões em operações.
A Febraban afirma que a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-las.
“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, disse Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
Cabe lembrar que Itaú, Banco do Brasil e Santander já descontinuaram as transações via DOC, enquanto que Bradesco e Caixa devem seguir o cronograma da Febraban.