O setor de telecomunicações brasileiro viveu um ano de 2023 marcado por crescimento, com as empresas de telefonia móvel, banda larga e TV por assinatura ampliando suas bases de assinantes.
Segundo dados da Anatel, a Claro foi a empresa que mais ganhou assinantes em 2023, com um total de 4,5 milhões de novos clientes. A operadora foi seguida pela Vivo, que conquistou 3,8 milhões de novos assinantes, e pela TIM, que ganhou 2,7 milhões de novos clientes.
A Oi, por sua vez, foi a empresa que mais perdeu assinantes em 2023, com um total de 2,8 milhões de clientes a menos. A operadora foi seguida pela Sky, que perdeu 1,5 milhão de clientes, e pela Claro TV, que perdeu 1,2 milhão de clientes.
Os provedores regionais
O crescimento dos provedores regionais também foi destaque em 2023. De acordo com a Anatel, as empresas regionais ganharam 2,2 milhões de novos assinantes de banda larga fixa no ano passado, um aumento de 15% em relação a 2022.
Os principais provedores regionais que ganharam assinantes em 2023 foram:
- Brisanet: 400 mil novos assinantes
- Copel Telecom: 300 mil novos assinantes
- Sercomtel: 250 mil novos assinantes
Os provedores regionais estão investindo em infraestrutura para atender à crescente demanda por banda larga fixa no Brasil. As empresas estão expandindo suas redes de fibra óptica para alcançar áreas mais remotas do país.
Conclusão
Os resultados de 2023 mostram que o setor de telecomunicações brasileiro está se desenvolvendo de forma saudável. As empresas estão investindo em inovação e qualidade de serviços para atender às demandas dos consumidores.