Para uma parte significativa das empresas a melhor solução é contratar um provedor de telecomunicações para prestar esse serviço de interligação.
Provedores disponibilizam uma grande variedade de tecnologias e capacidade de transmissão.
Para algumas empresas, porém, é mais adequado o investimento em infraestrutura própria de telecomunicações de forma a ter o controle das suas comunicações a um custo mais adequado.
Ligações Proprietárias
As ligações proprietárias são feitas principalmente de duas maneiras:
- ligações de fibra óptica;
- ligações por enlaces rádio;
Fibra Ótica
As ligações por fibra ótica apresentam diversas vantagens, e alguns pontos de desafio, conforme relacionadas abaixo.
Altas Taxas de Transmissão
Este tipo de tecnologia é considerada a mais adequada devido a sua capacidade de transmissão de dados.
Um exemplo dessa grande capacidade é a utilização de fibras ópticas monomodo que são capazes de disponibilizar taxas de transmissão de 10Gbps a até 40Km sem a necessidade de amplificadores.
Suporte a Distâncias Consideráveis
Em uma cidade ligações da ordem de 40Km como o exemplo apresentado atendem a maior parte das necessidades.
Para ligações utilizando amplificadores, é possível a ligações de 100Gbps a milhares de quilômetros.
Operadoras de telecomunicações fazem uso extensivo de redes de fibra óptica para interligação de suas redes dentro de cidades e também entre cidades.
O Custo é um Desafio
O grande limitador desse tipo de tecnologia é o custo envolvido.
Em ambientes urbanos é necessário a construção de dutos subterrâneos ou a celebração de convênios para a utilização de postes de concessionárias de energia.
Nos dois casos os custos são elevados e o tempo de implementação também é grande.
Os Rompimentos: Outro Potencial Problema
Outra questão importante é a operação dessas redes, é muito comum problemas de rompimentos de fibras ópticas devidos a acidentes de carro ou escavações inadequadas.
Fibra Ótica: Opção para Ligação entre Cidades
Na ligação entre cidades, o uso de fibra óptica é a escolha mais adequada para grandes necessidades de taxa de transmissão. Por exemplo, a ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo é bastante utilizadas pelas operadoras e por diversas empresas, dessa forma a capacidade de transmissão deve ser muito alta.
Enlaces Rádio
Enlaces Rádio, ou Enlaces de Rádio, tem a sua aplicação em ambientes urbanos e rurais.
Custos Mais Acessíveis
A taxa de transmissão de um enlace rádio depende de diversos fatores, porém, o grande diferencial em relação a fibra óptica é o custo de implementação, como enlaces rádio utilizam o espaço livre como meio de transmissão, não é necessário a infraestrutura ao longo de todo o caminho.
A Importância da Visada Direta
Para obtenção de altas taxas de transmissão, enlaces rádio necessitam de visada direta, ou seja, não deve haver nenhuma obstrução entre as antenas que formam o enlace.
Este tipo de enlace é bastante adequado para empresas em que as filiais estão próximas o suficiente para garantir a visada direta, ou até mesmo para a ligação entre instalações para vencer obstáculos naturais como rios e lagos.
Operadoras Utilizam Torres
Operadoras de telecomunicações normalmente possuem torres que se sobressaem em altura ou utilizam topos de edifícios, neste contexto, o uso de enlaces rádio também são bastante adequados, pois é possível a ligação em visada desses pontos.
Ambientes rurais também podem se beneficiar do uso de enlaces rádio através do uso de torres de telecomunicações.
Esse cenário é muito comum em regiões do interior onde não existem montanhas e grandes desníveis.
As Redes de Telefonia Móvel
Especificamente para redes de telefonia móvel existe um tipo específico de rede rádio chamada IPRAN (IP Radio Access Network), onde as estações são interconectadas através de rádios IP.
Cada Situação Exige Solução Específica
Para cada situação específica existe uma solução recomendada, seja utilizando enlaces rádio ou fibras ópticas.
O projeto deve considerar todas as necessidades e restrições para adotar o melhor tipo de ligação.
Autor deste Artigo: Engenheiro Marcelo Vasconcelos
Edição e Revisão: Paulo Florêncio, Diretor Comercial da Target Solutions